FAQ do Artista

I. Tutoriais e Documentação

II. Configuração da Conta de Artista

Todas as configurações que permitem a você personalizar seu ateliê, gerenciar seus produtos e pedidos, e programar seus recebimentos está na página “Meu Ateliê” .
Após fazer login, vá para
Meu Ateliê / Configurações / Ateliê :
  • Carregue o banner (imagem de capa) do seu Ateliê. A imagem deve ter o tamanho de 625×300 pixels.
  • preencha os detalhes sobre você e seu ateliê, como nome do Ateliê, seu endereço, biografia e telefone.
Em Meu Ateliê / Meios de Pagamento . Insira as informações solicitadas e clique em “Salvar”.
No painel do artista, vá para Meu Ateliê / Configurações / Melhor Envio e preencha as preferências de envio, como transportadoras, pontos de coleta e serviços disponíveis.

III. Taxas, Pagamentos e Saques

Vamos demonstrar o trajeto do valor no processo de compra com um exemplo.
  • No seu Painel Financeiro (Meu Ateliê) , é possível ver que seu saldo (exemplo) passou de R$0,00 a R$8,53 após a venda de um item de R$10.
  • Retirando a comissão de 10% da plataforma, o lucro líquido do artista vai para R$9.
  • Em seguida é aplicada a taxa do PAGAR.ME no caso de pagamento por PIX, que é de 1,19% sobre o valor total da transação: R$10 (produto) + R$29,65 (frete) = R$ 39,65 x 1,19% = R$ 0,47 (taxa do pagarme sobre o PIX).
  • O lucro líquido final do artista passa a R$ R$8,53.
  • Processamento

    R$ 0,30

    Os custos de processamento das transações serão cobrados ao final de cada mês.

  • Antifraude

    R$ 0,70
  • Transferência

    R$ 0,70

    Os custos de processamento das transações serão cobrados ao final de cada mês.

  • Antecipação

    1,74% por parcela

    Os custos de processamento das transações serão cobrados ao final de cada mês.

  • Por meio de pagamento:

    Estas são as taxas e prazo de pagamento de acordo com a forma de pagamento utilizada.

    • Cartão de crédito (sem antecipação)

      BANDEIRA PARCELAS TAXA
      Visa 1x 3,50%
      Visa 2 – 6x 3,70%
      Visa 7 – 12x 3,50%
      Mastercard 1x 3,50%
      Mastercard 2 – 6x 3,70%
      Mastercard 7 – 12x 3,50%
      Elo 1x 3,50%
      Elo 2 – 6x 3,70%
      Elo 7 – 12x 3,50%
      Amex 1x 3,50%
      Amex 2 – 6x 3,70%
      Amex 7 – 12x 3,50%
      Hipercard 1x 3,50%
      Hipercard 2 – 6x 3,70%
      Hipercard 7 – 12x 3,50%

      Prazo de recebimento: Após capturar a transação, o valor é disponibilizado de acordo com o número de parcelas escolhidas por quem comprou.

    • Boleto

      R$ 2,55

      Prazo de recebimento: Após o pagamento do boleto, leva 1 dia útil para conciliar, verificar a conciliação e 1 dia útil para disponibilizar o valor.

    • PIX

      1,19% do valor total da compra

      Prazo de recebimento: Após o pagamento do pix, o valor é disponibilizado no mesmo dia.

Os pagamentos são processados automaticamente através do Pagar. me e serão creditados em sua conta bancária conforme a sua configuração de recebimentos, em Meu ateliê / Meio de pagamento na seção: Configurações de transferência.

Importante: O saldo mínimo para transferência é de R$ 5,00
Vá ao Meu Ateliê / Pedidos para ver um resumo das vendas e Meu Ateliê / Relatórios para informações detalhadas sobre pagamentos e recebimentos.

Estes são os prazos de recebimento de acordo com a forma de pagamento utilizada.

  • Cartão de crédito (sem antecipação)

    Prazo de recebimento: Após capturar a transação, o valor é disponibilizado de acordo com o número de parcelas escolhidas por quem comprou.

  • Boleto

    Após o pagamento do boleto, leva 1 dia útil para conciliar, verificar a conciliação e 1 dia útil para disponibilizar o valor.

  • PIX

    Após o pagamento do pix, o valor é disponibilizado no mesmo dia.

No Meu Ateliê / Painel financeiro é possível visualizar o saldo disponível, o saldo aguardando pagamento e os valores previamente transferidos.

IV. Gerenciando produtos

Após fazer login, vá para Meu Ateliê / Produtos e clique sobre o botão Adicionar novo produto.
  • Preencha o nome do produto sem nenhuma informação adicional.
  • certifique-se de preencher o valor de preço corretamente.
  • Escolha dentre as categorias disponíveis aquela que é mais adequada à sua obra.
  • Na descrição, fale sobre o tema, as técnicas utilizadas, tempo de execução e outras características que aumentem o apelo da obra.
  • No código do produto (SKU), adote um prefixo associado a você ou a seu ateliê e um número que você possa incrementar à medida que for adicionando obras. Sugestão: [suas inicias]-001. Ex.: JSS-001, JSS-002, JSS-003, e assim por diante.

Inclua informações detalhadas sobre a obra, como características, materiais, tamanhos disponíveis, instruções de uso e cuidados, e qualquer outra informação relevante que possa ajudar o cliente na decisão de compra.

Para calcular o frete, você precisa inserir as medidas de largura(cm), altura(cm), comprimento(cm) e peso(kg) da peça COM EMBALAGEM para envio na seção “Frete e impostos”.

IMPORTANTE: Coloque as medidas reais da peça na descrição.

Na página de Adicionar Novo Produto, clique na área tracejada “Carregar uma imagem de capa do produto” e selecione as imagens desejadas do seu computador. Certifique-se de que as imagens sejam de alta qualidade e mostrem diferentes ângulos da obra.

  • É obrigatória a inserção de pelo menos uma foto nítida da obra dentro dos limites de 1000×1000 pixels.
  • É possível inserir fotos adicionais.
  • Cuidados para as fotos:
    • Tenha certeza de que a iluminação é adequada e não altera a percepção das cores originais da peça.
    • Quando possível, crie uma “cena” com a peça. Coloque-a sobre a mesa ou em uma parede sobre um móvel.
    • Usar um objeto de proporções conhecidas próximo à peça, como uma cadeira, caneca ou móvel, pode ajudar o comprador potencial a visualizar a peça em seus ambientes e evitar cancelamentos porque a peça não satisfez a expectativa do comprador.

Na tela de Adicionar Novo Produto, insira o preço no campo “Preço”. Você também pode:

  • adicionar um preço promocional, se desejar, clicando na opção de preço promocional.
  • Ao clicar no link “Período de desconto” aparecerão duas caixas para você colocar data de início e data de término da promoção.
Sim, vá para Meu Ateliê / Produtos , encontre a obra que deseja duplicar, coloque o ponteiro do mouse sobre ele para exibir o menu de ações, e clique na opção “Duplicar”. Edite as informações conforme necessário e publique a nova obra.
Claro! Vá para Meu Ateliê / Produtos  , encontre a obra que deseja editar, coloque o ponteiro do mouse sobre ele para exibir o menu de ações, e clique na opção “Editar”. Edite as informações conforme necessário e salve sua edição. O produto ficará com o selo “aprovação pendente” até que o administrador aprove as mudanças nas informações. A aprovação ocorre em até 24h úteis. em caso de urgência, faça contato com nossa equipe para priorizarmos sua avaliação. Isto é feito desta forma para garantir a sua segurança e a satisfação do seu comprador.

Após a concretização da venda, o produto aparecerá como “Vendido” e você pode mantê-los em exposição como amostras de seu trabalho ou ocultá-lo. Ao manter as suas peças visíveis, seu trabalho se torna mais conhecido e você ganha credibilidade junto a seus compradores.

Para ocultá-lo, vá para Meu Ateliê / produtos ,encontre seu produto na lista, coloque o ponteiro do mouse sobre o produto em questão para exibir o menu de ações e clique em “Editar”. Na página do produto, na seção “Outras Opções” altere o campo “Visibilidade” para “Escondido”.

Obras colocadas no carrinho são reservadas por 20 minutos para que o comprador potencial possa finalizar sua compra. Depois disso, a obra é removida do carrinho e volta a ficar disponível para todos os usuários.

Se a obra é removida do carrinho pelo próprio usuário antes de expirar a reserva, a mesma é desfeita.

V. Gerenciando Pedidos

Em Meu Ateliê / Pedidos , selecione o pedido que deseja cancelar e, na seção Detalhes Gerais, clique na opção “Editar”, escolha a opção “cancelado”. Uma notificação será enviada ao cliente informando o cancelamento.

Uma vez que o comprador efetue o pagamento e a plataforma de pagamento (Pagar.me) confirme a operação, o pedido muda o status de “Aguardando” para “Processando” e um e-mail é enviado a você para informar o pagamento. É nesse momento que você deve:

  • dar início à preparação da embalagem,
  • gerar a etiqueta de transporte,
  • preencher o Certificado de Autenticidade e
  • autenticar o certificado gratuitamente pelo gov.br, ou por meios pagos contratados caso já os tenha.

E não esqueça de:

  • certificar-se de que a embalagem é apropriada e oferece a proteção necessária, afinal de contas queremos que a peça chegue intacta ao comprador;
  • Conferir todos os dados na etiqueta antes de aplicá-la na embalagem;
  • Sempre confira as informações no certificado antes de autenticar;
  • no Certificado, as medidas informadas devem ser da obra sem embalagem;
  • Uma vez autenticado, o arquivo do certificado deve ser enviado ao comprador. Se o arquivo for reproduzido por uma “impressão” em PDF, a autenticação dessa cópia será invalidada.
O envio consiste de três etapas:
  • Baixar e preencher cuidadosamente o Certificado de Autenticidade ;
  • Embalar o produto de forma que sua obra chegue intacta ao comprador;
  • Fixar a etiqueta de transporte em lugar visível.

Aqui estão algumas sugestões de como proteger sua obra para a entrega:

A embalagem deve garantir que o produto chegue intacto ao comprador. Para enviar obras de arte com segurança, abaixo estão os cuidados essenciais.


Pinturas:
• Proteger a superfície com papel glassine (não adere à tinta)
• Cobrir com plástico-bolha, com as bolhas voltadas para fora
• Usar cantoneiras de isopor ou papelão rígido nas quinas
• Embalar em papelão ondulado resistente
• Para telas grandes, usar duas chapas de MDF ou compensado nas faces
• Identificar como “FRÁGIL” e “ESTA FACE PARA CIMA” com setas
• Evitar caixas muito maiores que a obra para não haver movimento interno

 

Esculturas:
• Envolver em várias camadas de plástico-bolha
• Preencher todos os espaços vazios com flocos de isopor ou papel amassado
• Usar caixa de papelão duplo ou triplo
• Para peças pesadas, usar caixa de madeira
• Fixar a peça na base da caixa para não movimentar
• Se houver partes que se destacam, protegê-las individualmente
• Marcar “FRÁGIL” em todos os lados

InArt
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
Carrinho de compras